Evento

O Seminário Marx Hoje está em sua terceira edição e tem por objetivo debater a atualidade da teoria social de Karl Marx, bem como a forma que essa tradição tem se estabelecido no Brasil, subsidiado discussões acadêmicas e políticas e fomentado a transformação social. Nessa edição, em especial, propõe-se o diálogo dessa teoria com a realidade latinoamericana.

A primeira edição desse evento contou com a participação de cerca de 400 pessoas e na segunda participaram mais de 600 estudantes, professores e militantes em geral. Ainda que o foco do Marx Hoje seja promover a formação em torno da teoria marxista, durante as duas edições, foram apresentados mais de duas centenas de trabalhos que concorreram a premiação, organizado dois livros e uma edição especial da revista Dialektiké. 

Um dos destaques desse evento é garantir a interlocução entre pesquisadores, estudantes e público em geral no Nordeste, região que é pouco servida de eventos sobre a teoria marxiana. 

O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisas Marxismo & Educação (GPM&E), vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O GPM&E possui mais de duas décadas de trabalhos desenvolvidos em torno da teoria de Marx e de seus continuadores, contemplando diversas áreas do conhecimento - como Psicologia, Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. 

Para a terceira edição estão previstos dois dias de atividade, contemplando duas conferências, duas mesas redondas e seis minicursos a serem realizados no campus Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como pode ser conferido na seção "Programação".